Mateus Cândido
Fortaleza, Ceará, 1994
Fortal City
Eu venho de uma das cidades mais bonitas do mundo. Mas também uma das mais perigosas. Nascido e criado na periferia de Fortaleza, vi nos estudos a oportunidade de driblar as estatísticas e usar a estatística a meu favor. Hoje, aos 26 anos, carrego na minha leve bagagem alguns prêmios, reconhecimentos, cargos de liderança e ações da B3.
NASCIDO E CRIADO
/ P L A Y /
C A R R E I R A
Criativo - Publicitário - Redator - Fotógrafo - Investidor
D O E S T Á G I O À D I R E Ç Ã O
QUEM PARIU MATEUS QUE BALANCE
Comecei na faculdade em 2013, estudei publicidade, letras e marketing, até que precisei abandonar os estudos e me dedicar completamente ao trabalho. Comecei como estagiário de redação na agência Delantero, na qual ganhei prêmios locais, tive uma campanha exibida pela Archive e fui finalista no El Ojo, com as peças Isqueiros, para Ayo.
CONTAS PÚBLICAS
Como redator pleno, tive passagem pela EBM Quintto, aprendi sobre contas públicas e conduzi junto ao diretor de criação a campanha que competiu e venceu uma das categorias mais disputadas do maior festival de publicidade cearense: o GP Verdes Mares.
2017 - A MOCHILA E A BOLSA
Em 2017, fui morar em São Luís para trabalhar na Phocus, um grupo de agências dividido em vários estados do nordeste. Entre 2017 e 2020, fui promovido de pleno a sênior e, posteriormente, a Supervisor de Criação. Como Supervisor de Criação, atendi e ajudei a liderar equipes criativas, pondo a mão na massa para desenvolver ao lado dos criativos estratégias de comunicação relevantes para os clientes, alguns deles listadas na Bolsa de Valores, a B3. Equatorial (EQTL3), AmBev (ABEV3), Cyrela (CYRE3) e VALE (VALE3) fazem parte da diversificação do meu portfólio e da minha zona de conhecimento. Ainda em São Luís, pude conhecer não só a bolsa, mas voltei de lá com a bagagem cheia de bons amigos, momentos, uma nova cultura rica em sotaques, histórias, danças e belas paisagens que tive o prazer de fotografar.
OUTROS OLHOS
Eu sempre ouvi dizer que ideia boa se tinha depois de escrever até doer a cabeça. No meio de uma campanha política, em 2018, a cabeça doeu mais do que o normal. Fui notificado que precisava fazer um transplante de córnea. Fiz o transplante e, posteriormente, me dediquei ainda mais à fotografia. Um dos sócios do Grupo Phocus estava montando a Trinity, produtora de filmes em SP, viu minhas fotos e me convidou para auxiliar no pensamento criativo dos filmes, sugerindo ideias para direção, fotografia e composição do storytelling. Transformei um hobby em segunda profissão.
PANDEMIA, A GENTE LATE
Durante a pandemia, morando em São Luís, ajudei a gerir a equipe e dar uma nova linguagem para a comunicação dos principais clientes do Grupo Phocus. Ao lado do Carlos Alberto, supervisor de criação em Belém, e dos diretores dos demais estados: Daniel Caracas, Danilo Blume, Bruno Sousa e Tércio Alves, direcionamos o negócio para atender as novas demandas, voltadas em maior parte para a criação de conteúdos audiovisuais e ativações digitais, algumas das especialidades da casa. Ainda em março, resolvi me aprofundar nos estudos sobre política, mercado financeiro e iniciei minha carteira de ações a longo prazo.
ALÔ BRASIL, ALÔ CAUCAIA
Em 2020, um dos meus principais mentores, Marcel Pinheiro, Diretor de Criação da Delantero, me convidou para ser DC e redator em uma campanha política na cidade com terceiro maior PIB do Ceará, Caucaia. Lançamos Emilia Pessoa, Pessoa de Caucaia, uma mulher nascida e criada na cidade. Ela tinha as melhores propostas e amor à terra, mas não era conhecida. Em pouco mais de 40 dias, com uma equipe de criação composta por 7 pessoas, levamos Emilia de 2 pontos na pesquisa a 32.411 votos nas urnas. Ela ganhou fãs que declaram amor e deixou marca para a próxima eleição. E eu… bem, eu vim aqui com ainda mais vontade de aprender e ter novas experiências pra te mostrar minha pasta.
mateusantoniocandido@gmail.com
celular
85 9 9774-8942